terça-feira, 30 de abril de 2019

Golpes em desbravadores




Desbravadores é uma marca muito forte, conhecida mundialmente. A paixão pelos desbravadores é algo tão grande quanto a marca. Por esse motivo, há vários produtos que são vendidos usando nossos símbolos. 

A internet é um mar de promoções e produtos. Há diversos fornecedores. A Divisão Sul-americana, em seu site https://www.adventistas.org/pt/desbravadores/fornecedores/apresenta fornecedores oficiais. Tem os contatos e endereços físicos. Essas empresas são autorizadas e os desbravadores podem comprar sem medo desses fornecedores:





A Divisão Sul-americana criou um selo para os fornecedores oficiais:




Há fornecedores não-oficiais que também produzem artigos de qualidade e tem uma boa reputação. Fazer uma pesquisa a respeito de reclamações e da idoneidade do fornecedor é importante para evitar golpes.

Fornecedores como a DBV Mania (https://www.dbvmania.com.br) que surgiu em agosto de 2016 e já entregou mais de 7.000 itens tem boa reputação e não apresentam reclamações. Outro caso é da IPromove (https://www.ipromove.com.br) que vendeu camisetas no Campori da DSA. Ou seja, fornecedores não oficiais também tem produtos de qualidade.






No entanto, há vários golpes sendo aplicados em desbravadores por pessoas que não tem a mesma idoneidade. Muitas vezes acabamos acreditando na palavra das pessoas e pensando que devem ser pessoas da igreja e honestas. Mas não é o que acontece. Há vários anos tem sido relatados golpes por consumidores que confiam no site ou no contato e são enganados.

Algum tempo atrás surgiu uma aliança dos sonhos de muitos desbravadores, com o triângulo gravado. Na verdade, era um golpe, onde o fornecedor nem mesmo tinha o produto, apenas fez uma montagem e colocou para angariar consumidores e praticar o golpe. Nada era entregue. 




Dicas para não cair em golpes:
1.    Esteja atento para a reputação do fornecedor, veja o que outros consumidores dizem a respeito dos prazos e entrega;
2.    Confira ele responde aos contatos e entrega os produtos;
3.    Verifique se ele apresenta um endereço físico e visitável.

Há muitas pessoas de má fé aproveitando-se da paixão dos desbravadores e do voto de confiança que muitos tem com empresas “da igreja”. Mas devemos estar mais atentos a isso, para evitarmos cair nesses golpes.


Ed Wilson Santos
Coordenador de Desbravadores

Associação Paulista Leste








Nenhum comentário:

Postar um comentário