quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

História dos Desbravadores no Mundo




História dos Desbravadores
Você já se perguntou como tudo começou? Confira abaixo como os desbravadores se tornaram um exército de mais de 1,7 milhão de membros espalhados por 40 mil clubes em todo o mundo.



A primeira literatura para jovens
A igreja Adventista do Sétimo dia surgiu em meados de 1850. Nessa época já havia a preocupação com os jovens. Tiago White publicou entre 1852 e 1870 o "Youth Instructor" (Instrutor dos Jovens). A primeira literatura adventista para jovens.

Youth Instructor (1852-1870)


A primeira sociedade jovem
Em 1879, Luther Warren e Harry Fenner, iniciaram a primeira Sociedade Jovem Adventista em Hazelton, Michigan. Com o passar dos anos elas se multiplicaram e, em 1892, Ellen White escreveu o primeiro testemunho para os jovens adventistas: "Temos hoje um exército de jovens que podem fazer muito se forem devidamente orientados e encorajados..."





Arthur W. Spalding


O Surgimento da Idéia
Em 1919 foi organizada a Missão dos Sentinelas, por Arthur W. Spalding, no Tennessee. Em 1921 foram criados o Voto e a Lei dos MV de autoria de Harriel Holt e Arthur W. Spalding. Eles ainda desenvolveram as ideias básicas para os clubes de adolescentes que surgiriam no ano seguinte.







Laurence Skinner

O Surgimento do nome
O nome Desbravadores foi usado inicialmente por Theron Johnston em um programa de jovens na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu em 1930. O Dr. Theron organizou um clube em sua casa, mas incompreendido pela igreja da época, e sem apoio, a ideia foi abandonada. A semente, porém, ficou plantada, e já começava a germinar. Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. Nessa época surgiu um clube organizado pelo Pr. Skinner com o nome de “Trailblazers” (Locomotivas).








Em 1930 o pastor Henry T. Elliott nomeado como Líder do Departamento MV da Associação Geral (1930-1933).
— Estabelecidas Classes MV Preliminares: Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores.

— Publicado o livro “Mensagem aos Jovens”, de Ellen G. White.







Pr. John Hancock
O Desenvolvimento: Aconteceu a partir de 1946, pelo Pr. John Hancock. Na época ele era o Secretário M.V. (Missionários Voluntários) da Associação do Sudoeste da Califórnia, onde em 1930 fora plantada a semente pelo Dr. Theron. Não foi difícil escolher um nome. Uma vez que o acampamento da Associação da Califórnia se chamava “Acampamento dos Desbravadores”, pareceu lógico chamar o nome do clube de Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários. O Pr. Hancock sentiu que o programa dos Desbravadores experimentado no acampamento de verão, seria mais eficiente se fizesse parte do programa semanal das igrejas. O primeiro Clube patrocinado pela Associação se desenvolveu em Riverside, Califórnia, USA, 1946, sob a direção de John Hancock, diretor de jovens da Associação do Sudeste da Califórnia. 

Pr. Henry Berg

 A Organização: Em 1946, o próprio Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson desenvolveu, então, a ideia dos Desbravadores em um plano unificado e bem organizado. Em seguida Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949 o Pr. Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino do Desbravador.





Hino do Desbravador original



 A Oficialização: Ocorreu em 1950, quando o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários como um programa mundial. Em 1952 o hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O primeiro Campori ocorreu pouco tempo depois, no ano de 1954, no sul da Califórnia.




Nercida Ruiz
O Surgimento na América do Sul: Ocorreu em 1955, um grupo de jovens que assistia à Igreja de Miraflores, perto de Lima, ouviu com muito interesse sobre a existência de um grupo de jovens e adolescentes organizados num Clube chamado Desbravadores, então alguns dos líderes de jovens da igreja decidiram que era tempo de tomar coragem e estabelecer um Clube de Desbravadores moldado em solo peruano. Os líderes desse novo Clube eram um jovem casal e Nercida Ruiz foi escolhida como Diretora do Clube. Eles se estabeleceram e tornaram-se o primeiro Clube de Desbravadores no Peru e na América do Sul.




Pr. Wilson Sarli

O Surgimento no Brasil: No Brasil, em 1959 foram dadas as primeiras orientações sobre o clube de Desbravadores, através do Pr. Wilson Sarli. Na cidade de Ribeirão Preto e no Bairro do Capão Redondo, na capital Paulista, foram formados dois dos primeiros clubes do Brasil, ambos com o nome de Pioneiros.





6 comentários:

  1. É fantástico ver como Deus tem guiado esse Clube. Tudo na história mostra o planejamento, o preparo e tudo reflete no Idealizador dessa aventura - Jesus de fato é o centro, o começo e o fim.

    ResponderExcluir
  2. Amei saber mais uma vez sobre minha paixão.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ainda não corrigiram esse erro crasso, o Clube de Desbravadores começou em São Paulo em 1961 e não como querem sugerir em 1959, o Pr. Jesus Nazareh Bronze, pastor em Ribeirão Preto na época morreu afirmando isso, José Roberto Freitas, 1° diretor, escolhido na comissão, afirma isso, e ainda não é suficiente. Pra começar o Pr. Wilson só foi apontado como departamental de Jovens em dezembro de 1960 e assumiu em Janeiro de 1961, como portanto poderia oficializar um Clube em 1958? Estão estuprando à história!

    ResponderExcluir
  4. Vamos ver quem está falando correto sobre o ano da formação do primeiro clube de desbravadores aqui no Brasil. Afinal foi em 1958 ou 1960? Segundo o nosso irmão tem depoimento de pastores,pena que já falecidos gostaria de saber qual ano realmente aconteceu o fato em questão

    ResponderExcluir