segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Lenço de Desbravador em políticos



Uma das maiores polêmicas entre desbravadores dos últimos tempos, com certeza, ocorreu na abertura do V Campori da Divisão Sul-americana (DSA), quando o governador de São Paulo, João Dória, entrou no palco usando o lenço de líder de desbravadores.

Imediatamente a internet foi tomada por vários comentários inconformados de desbravadores, líderes e aspirantes a líderes reprovando a cena e pedindo explicações. Na manhã seguinte (e também na programação noturna) o líder sul-americano de desbravadores, Udolcy Zukowski, pediu desculpas e disse que também ficou muito irritado com a atitude feita por uma pessoa que não tinha o devido conhecimento dos regulamentos. 

Veja o pedido de desculpas no video abaixo:




A revolta foi grande porque o lenço de liderança é algo almejado com muito esforço pelos desbravadores, que fazem suas pastas por anos, sendo criteriosamente avaliados por líderes, regionais e departamentais. 


Mas poderia um político usar um lenço de líder sem fazer o cartão? 

O Manual de Liderança e Cartão de Líder são muito claros quanto a isso. Eles descrevem as condições para usar o lenço, entre elas estão:
- Ser membro batizado da Igreja Adventista;
- Estar em harmonia com os princípios da Igreja Adventista, sendo dizimista fiel;
- Ter cumprido todas as classes regulares;
- Cumprir todos os requisitos do cartão de líder.

Portanto o uso do lenço de líder é totalmente irregular por políticos mesmo que em cerimônias oficiais como a abertura do Campori da Divisão Sul-americana (entidade que escreveu o manual de regulamentos do uniforme de gala).

No entanto, essa atitude de colocar o lenço em pessoas que não são desbravadores não é nova. Há pessoas que colocam o lenço em animais (para saber mais clique aqui), em crianças (para saber mais clique aqui) e até em objetos, como estátuas. Ninguém se revoltou com o lenço no Geromão (estatua do parque do peão), no entanto, não é correto segundo o regulamento do uniforme de gala.

Há cinco anos, ano de 2014, na abertura do IV Campori da DSA, o governador era Geraldo Alckmin e o prefeito de Barretos também foram “investidos” com lenço (mas de desbravador) ao ser apresentados no palco.




Mas lenço de desbravador pode? 

O artigo 9do Regulamento do Uniforme de Gala (2018) da DSA diz que o lenço não pode ser usado antes de estar devidamente inscrito no clube de desbravadores e antes da cerimonia de admissão de lenço. Isso vale para todos, tanto políticos, quanto bebes, crianças, estátuas ou animais.




Devemos ter um zelo muito especial pelos nossos símbolos, principalmente o lenço, que nos identifica. Usar o lenço do desbravador é uma honra, que deve ser desfrutada por aqueles que se propõe a seguir os nossos princípios.


Por Ed Wilson Santos
Coordenador de Desbravadores
Associação Paulista Leste

45 comentários:

  1. Poderíamos pensar num tipo se Lenço de Honra para eventos... E devemos pensar que não tratamos do ato de pessoas políticas... Mas de Autoridades... houve desconhecimento e descuidos, porém fica a aprendizagem... de qualquer forma não devemos tacar pedras ... infelizmente muitos assim fazem...

    ResponderExcluir
  2. Não se deve criar lenço de honra pra evento ou coisa do tipo, se nós passamos por um processo para obter o lenço isso deve ser respeitado, os políticos querendo ou não deve entender isso expresso no significado do lenço, vejo que na verdade esse pedido desculpas do Pr é devido a pressão que foi imposto por quem lutou para conseguir o lenço, o lenço foi ofertado como uma forma de lobe dos envolvidos na cerimonia. Ainda bem que hoje não é só eu que fico descontente com isso, sempre me entristeceu o fato de Alckmin ter usado uma honraria que é para os DBV, e mais triste é ver o lenço em animais e Bebes.

    ResponderExcluir
  3. PARA COMEÇAR EXISTEM CERTOS ITENS NO MANUEL (RUD) DESCABIDOS, TAIS COMO O BONÉ SER OPCIONAL, SENDO QUE É A PARTE MAIS LINDA DO UNIFORME. QUERENDO ALGUNS OU NÃO, OS DESBRAVADORES SÃO UMA FORÇA PARAMILITAR, ASSIM SENDO, TEM QUE USADA A COBERTURA. SOMOS UM EXÉRCITO, DE CRISTO. MAS COM VÁRIAS MISSÕES, ALGUMAS TESOURADAS PELO ATUAL LÍDER DA DSA, O QUE VEJO COMO DECISÕES ABSURDAS. SOU DESBRAVADOR DESDE 1958, QUANDO OS CLUBES NÃO ERAM AINDA OFICIALIZADOS NO BRASIL, MAS O CLUBE MINUANO - IASD CAMAQUÃ - PORTO ALEGRE/ RS, JÁ EXISTIA. LÍDER DESDE 1967; MASTER DESDE 1974 E MASTER AVANÇADO DESDE 1975 (QUANDO NÃO ERA AINDA ESTA NOMENCLATURA), PORTANTO NÃO VEJO NENHUM INCONVENIENTE E SE FAZ, DE BOM ALVITRE LEMBRAR QUE, PRECISAMOS DAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, SALIENTANDO O QUE ESTÁ ESCRITO POR PAULO EM ROMANOS: TODA A AUTORIDADE É IMPOSTA POR DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, associações paramilitares são proibidas, segundo a Constituição Federal de 1988.

      Excluir
    2. No Brasil, a Constituição prevê ao Presidente da República o posto de Comandante em Chefe das Forças Armadas. Nem por essa razão vemos o Presidente desfilando arbitrariamente com uma farda militar.
      Além de comparações desproporcionais, sua fala foi descabida e sem nexo. E esse último trecho, escrito por Paulo, está longe de fazer sentido em algo que foi falado aqui.

      Excluir
    3. Pra mim isso é politicagem da braba isso sim

      Excluir
  4. Eu acredito que essa é mais uma prova da politicagem que tá existindo dentro da igreja. A troca de favores. Com certeza deve ter mais sujeira de baixo desse tapete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou pouco, mas falou besteira.

      Excluir
    2. Besteira nada parça, isso faz sentido, e se tu não consegue enxergar, das duas uma, ou tu é cego ou faz esse tipo de politicagem.

      Excluir
  5. Que horror que nós estamos apresentando diante da sociedade, isto foi simbólico,ele como líder acabou ,o que esta acontecendo é este ato ofuscar a grandeza e trabalhoso evento Camporee,deviamos ter é um coração agradecido por realizar este evento e ainda receber a presença do Governador. Mas...pelo que vejo o ser humano perde o valor assim fácil.Cada escolha que temos ,misericórdia Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Só para pensar...

    Será mesmo que deveríamos ser tão rígidos em situações como está?

    Não dizendo ser correto o uso do lenço pela autoridade, mas não será que fica uma sementinha do evangelho no coração de quem foi acolhido pela direção e por todos participantes do Campori?

    Não deveríamos ser mais maleáveis com tais símbolos?

    Era só pra refletirmos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica, é apenas mídia mesmo.

      Excluir
    2. Estamos tão preocupados com símbolos,que estamos nos esquecendo do amor as pessoas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tem um pastor (Ezequiel Gomes) que perdeu a credencial de pastor por participar de um ato politico. Agora eles vem e colocam o lenço de líder num politico? Que isso Dois pesos e duas medidas. Politica não! O lenço tem que continuar sendo algo almejado e apreciado como sempre foi. Não precisava ser lenço de líder no governador. O que ficou feio foi a hipocrisia.

      Excluir
    5. Se não era pra se preocupar com o simbolismo do lenço pros DBV'S, então pra quê usar?

      Excluir
    6. É muito errado sim, não pode fazer política na igreja e nem com os Departamentos da igreja, pode até cair no descrédito a igreja porcausa de de uma Barbárie dessas

      Excluir
  8. Não adianta explicar. Algumas pessoas simplesmente fazem questão de enxergar o pior nas pessoas e em especial na igreja, eles sempre vão achar motivo para criticar e prejudicar o trabalho de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devriamodebter pela ugtey,noiva de CrusCr,o mesmo zelo, carinho e amor que Ele tem?! Erramos de várias formas e em vários momentos mas isso deve ser motivo para atacar.

      Excluir
  9. E isso ai meu irmão
    Eu era muito crítico, na igreja
    Aprendi com um pastor o seguinte: quanto olharmos para as pessoas devemos procurar o lado bom, positivo que existe nela e acreditar que ela pode ser um vaso nas mãos de Deus

    ResponderExcluir
  10. Gente se está certo ou não é tarde para julgar, já foi e agora temos que seguir a vida, alguém disse que o coordenador da APL está jutifijusti o injustificável, isso não é verdade nao, mesmo pq não foi ele que criou o regulamento dos desbravadores. Na verdade ele só está mostrando o outro lado da coisa. Falar que aceito o ocorrido é mentira, mas... Vai mudar algo eu ficar falando? Que decidiu fazer fez sem que o Pastor se quer soubesse então independente de ser politicagem ou não vamos ser coerentes.

    ResponderExcluir
  11. POR FAVOR TIREM ESSA PUBLICAÇÃO, VAMOS RESOLVER ISSO DE FORMA DIFERENTE. ATÉ AGORA TIVEMOS MUITAS FALHAS MAS NÃO AGORA PODEMOS CONSTRANGER E OFUSCAR O BRILHO DO PROGRAMA QUE É LEVAR PESSOAS A CRISTO. ESSAS PESSOAS PODEM NOS ENTENDER MAL. AS PESSOAS QUE FIZERAM ISSO JÁ PEDIRAM DESCULPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria vai apenas por ser um evento.
      Espiritualidade rasa.

      Excluir
  12. Eu só acho q existem alguns dbvs hipócritas que fazem certas coisas que não convém ao uso do lenço e mesmo assim continuam a desfilar com o mesmo , nem se lembram do "enorme" sacrifício feito e o peso q ele tem. 😕 Me poupe!
    Eu já fui dbv e não me sinto atingida nesse ato que para mim foi apenas uma simbologia, homenagem, sem mais..
    Obg , por nada!👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de politico, nada é de graça.
      Lembre-se disso.

      Excluir
    2. Tbm concordo foi somente aquele momento

      Excluir
  13. Um evento desse tamanho precisaria ter uma boa equipe de comunicação. Dentre as muitas tarefas da equipe, a criação de uma moeda comemorativa, medalha, brinde, placa ou qualquer outra peça para entregar às autoridades seria o básico. Entregaram o lenço porque não tinha outra coisa. Fizeram mal em entregar o lenço. A retratação se tornou necessária. Daqui 5 anos, vale preparar direitinho a estrutura de comunicação pra não dar outra bola fora como essa.

    ResponderExcluir
  14. Vejo como uma forma de homenagem, assim como em outros camporis, que participei houve tal situação, acredito que foi mais inflamado por conta dos ânimos de política que vive Brasil, porém compartilho dos diversos comentários que a organização Mundial tem que fazer um lenço específico para tal situação.

    ResponderExcluir
  15. Que besteira isso gente , e só um lenço que representa os desbravadores, para aqueles que são de fora . Usa-se lencl em noivinhos de casamento em cachorros em bebês e isso sim acho que é errado pq quem o faz são próprio membros .tem gente que gosta que causas , criar polêmicas, vai procurar coisa melhor pra fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uniforme para ser usado em casamento pelo noivo. Foi regulamentado ano passado se não me engano.

      Excluir
  16. A igreja mais uma vez se escandalizando.

    ResponderExcluir
  17. Quantas críticas, pensem pelo lado bom, ele se sentiu amado ali, e honrado por usar um lenço, ele nao ficou com o lenço, o que Jesus faria nessa situação, temos que demostrar amor ao próximo e não ficar fazendo um inferno, tantas coisas boas para ser feita e o povo fica discutindo sobre lenço, quem colocou ou não.... Ame mais irmãos e jugue menos, o julgar vem de Deus....

    ResponderExcluir
  18. Acredito que se existe um regulamento ele deve ser respeitado, assim como para ter a salvação temos um caminho a percorrer,com leis também para ser respeitadas.
    A igreja deve tomar cuidado para não escandalizar, porque é uma instituição que representa caráter , honestidade. ...
    Acredito que a partir de agora terão mais cuidado.
    Assim como também toda crítica pode ser vista como algo positivo , porque muitas vezes nos acomodamos com as situações.

    ResponderExcluir
  19. Fica a seguinte indagação: Se o governador fosse de um partido de oposição, de esquerda pra ser mais direto, será que haveria esse ar simbólico?

    Se sim, então o significado do uso do lenço decaiu muito.
    Se não( que eu acredito que essa seria a hipótese correta), então é politicagem sim.

    De acordo com o que algumas pessoas relataram, teve até leitura de carta do Presidente, com direito a gritos de mito e gestos de arma, marca desse presidente. Geralmente quem discursava desse jeito, tendo um bando de gente louca o idolatrando, era o führer.

    Na boa, a juventude de esquerda é preocupante, mas os de direita tão indo no mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  20. Algo do tipo, favoreceu a igreja, tem destaque de honra...Vamos fazer e se alguém notar a gente inventa um responsável, eu quero ver eles apresentarem esse responsável!!!!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O erro foi grave, concordo. Mas devia ter sido tratado dentro da igreja com os responsáveis e não em microfones e redes sociais. O Dória não errou. Quem errou fomos nós.

    ResponderExcluir
  23. Essa situaçao é relamente "quante"...
    Mas poderiamos refletir com um pouco mais calma.
    Nos comporis, pricipalmente grandes eventos, geralmente o prefeito, ou governador... vem ver o que está acontecendo. E é bom que venham ver, assim podemos dar algum testemunho. Alé disso, e mais importante aidna.. é que... pra que o campori possa ser feito em tal local, com tanta gente presente, com certeza o profeito ou governador está sabendo e talvez até foi ele quem deu autorização pra que o evento ocorrra.
    Então é normal que a pessoa politica venha ver o que acontece ali. E a direção do campori pode mostrar o que é .. e também agradecer pela possibilidade de o evento poder se realizar.
    Quanto ao oferecer algo ao dirigente politico... o que mais simples e mais significativo ... poderiamos oferercer ??? a meu ver.. o lenço seria a lembraça mais simples e mais siginificativa pra oferecer em forma de agradecimento.
    Mesmo o fato de colocar o lenço no pescoço de uma autoridade politica é (na minha opiniao) um bonito simbolo de que nós aceitamos ele entre nós.. e uma lembrança/presente de agradecimento.. como Jesus teria feito .. e fez com varias pessoas (Jesus nao deu lenço pra ninguem, mas aceitou a todos pra serem "membros do clube"... mas sao as pessoas que nao ficaram no clube.. mas Jesus aceitou).
    Isso nao significa que aquela pessoa politica e nem os dirigentes do campori estão transgredindo o manual dos desbravadores ou do uniforme. Pois nem foi questao de que o politico estivesse ali pra ser investido, ou entrar pra o clube. E ALEM DISSO... aquelas pessoas nao vao ficar usando o lenço em outras ocasioes... eles vao ficar com o lenço no ombro alguns minutos enquanto estão ali no palco e depois vao ir embora e mesmo antes de entrar no carro ... provavelmente.. ja vao tirar o lenço.
    Mas .. creio sim que vao guarder o lenço e lembrar que receberam aquele presente .. lembraça... dos jovens adventistas...
    Concordo que o lenço de lider nao é o mais apropriado pra oferecer mas un lenço de desbravador .. nao vejo mal em oferecer a um dirigente politico que tenha participado de alguma maneira pra que o campori possa se realizar.
    Mas se a pessoa politica nao participou ou ajudou de alguma maneira.. e vem ao campori pra querer somente subir no palco e aparecer diante da turma... é claro que isso é politica.. e a direçao do acampamento nem deveria chamar alguem assim pra subir no palco.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  24. É só procurar e ver aonde esta hoje o ex-presidente da UCB...

    ResponderExcluir
  25. Misericórdia!!! estou em busca de informações de desbravadores e encontro uma verdadeira lavanderia a céu aberto, muito triste alguns comentários e quanta preocupação em "jogar a primeira pedra" o RUD vive mudando para suprir o comercio de clubes e ninguém ver, hora não pode usar emblema tal, depois é obrigatório, e la se vão os clubes gastar para se adequar...hipocrisia. rsrs!!
    Gostaria de ouvir o que Jesus diria sobre tanta besteira, mas terei coisas mais importantes para perguntar a Ele, kkkk
    Pessoal, Lenço NÃO faz Líder, um Líder é Líder por natureza, sabedoria vinda de Deus, se fosse para arrancar lenços de quem não tem merecimento, " não que os usos errôneos os tenha", teria que ter uma cerimonia de demissão em massa kkkk. Vamos parar de, só Orar e fazer a ação!!!! Não é lenço nem regras de homem que nos leva ao Céu, mas nosso caráter e quem esta a julgar o tal, é Jesus. Que testemunhos eh!!!??? Quanto EGO inflamado!!! Deus tenha misericórdia de todos nós!!!

    ResponderExcluir