terça-feira, 5 de março de 2019

Membros da diretoria não batizados podem usar o Uniforme de gala?



Membros da diretoria não batizados podem usar o Uniforme de gala?

Desbravadores de 10 a 15 anos não precisam ser batizados para fazer parte do clube, isso é fato. Portanto, podem usar o uniforme de gala caqui sem nenhum impedimento. No entanto, membros da diretoria podem usar o uniforme de gala branco, mesmo não sendo batizados? Para ser membro da diretoria precisa ser batizado?

O MAD (Manual Administrativo dos Desbravadores)é claro: para os cargos de diretor do clube (pág. 76), diretores associados (que envolve as funções de secretaria e tesouraria) (pág. 76), conselheiros (pág. 70), capelão (pág. 78) e líderes investidos é preciso ser batizado. Mas e os outros membros da diretoria, chamados de instrutores, poderiam utilizar livremente o uniforme de gala, mesmo sem serem batizados?

Os instrutores, segundo o MAD (pág. 81), não precisam ser adventistas e nem do clube. São pessoas que são responsáveis por passar instruções, como classes e especialidades. Não sendo do clube não poderiam usar o uniforme segundo o Regulamento de Uniformes para Desbravadores (RUD, Seção 2, Artigo 9, pág. 9). Mas se os instrutores forem do clube, podem usar o uniforme?

Essa é uma polêmica recorrente, já que o RUD, edição atual (2013) não diz nada a respeito. Ao fazer uma cuidadosa pesquisa ao nosso MAD, também não encontramos nada a respeito dos instrutores.

Muitos se esquecem que, além desses dois manuais, os desbravadores também são regulamentados pelo Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que a cada cinco anos é atualizado na Conferência Geral da IASD. A última atualização ocorreu em 2015. 

O Manual da Igreja, página 110, paragrafo 6 diz o seguinte:
“Todas as pessoas envolvidas no trabalho com crianças menores devem estar em harmonia com as normas e exigências legais e da igreja, tais como comprovação ou certidão de antecedentes. Os lideres da igreja local devem consultar a Associação, a qual determinará e orientará sobre quais certificados e comprovantes de antecedentes estão disponíveis e/ou são requeridos”

Mas, novamente, não fala nada a respeito de ser batizado (apesar de dizer “em harmonia com as exigências legais da igreja”). Então observemos o que diz no mesmo manual da igreja, na página 180, item d:

Período de Seis Meses – Exigir um período de espera de seis meses para os novos batizados ou membros transferidos que tenham demonstrado disposição.

Os clubes tem uma responsabilidade muito grande no cuidado com juvenis e adolescentes, portanto tais precauções, como carta de antecedentes e período de espera de seis meses são muito importantes para prevenir incidentes.

É importante ficar claro que instrutores não batizados não fazem parte do clube mesmo que frequentem as reuniões pois o manual deixa claro que os que trabalham com as crianças devem estar em conformidade com a igreja.

O ideal mesmo era que essas instruções constassem de forma clara no RUD ou no MAD. Enquanto isso não acontecer, diversas interpretações diferentes vão aparecer, “validando” o uso do uniforme por instrutores não batizados.


Por Ed Wilson Santos
Coordenador de Desbravadores
Associação Paulista Leste







Nenhum comentário:

Postar um comentário