O Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana "Da Natureza ao Criador" ocorreu de 28 de Dezembro a 4 de Janeiro de 1984 em Foz do Iguaçu, Brasil.
Sob a direção do pastor Cláudio Belz, responsável pelos desbravadores em toda a América do Sul, mais de 4 mil desbravadores de Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile estiveram presentes nesse Campori, realizando atividades como desfiles e apresentações na cidade.
Na área de acampamento as atividades eram muito espirituais, sendo realizados vários batismos na piscina do CATRE recém-inaugurada.
Fotos: Museu Sulamericano dos Desbravadores
Essas experiências, produzidas em nossos primeiros camporis, deram início a dezenas de outras que se seguiram diante do crescimento dos Clubes, até que o fim dessa fase pioneira ocorreu com o amadurecimento do programa ao ser celebrado o I Campori da Divisão Sul-Americana, organizado pelo Pr. Cláudio Belz, em Foz do Iguaçu, PR, Brasil, entre os dias 28 de dezembro de 1983 e 4 de janeiro de 1984.
Confira como foi o I Campori Sul-americano, realizado em Foz do Iguaçu em 1983.
Fonte: Canal Mundo DBV do Youtube
Confira algumas velharias disponíveis no site:
1. História dos Desbravadores no mundo
2. História das Especialidades
3. História dos Manuais para líderes
4. História das Classes Regulares (Progressivas)
5. História dos Camporis da Divisão Sul-americana
6. História dos Camporis da União Central Brasileira
7. Hino do Desbravador em 5 línguas e partitura
8. Símbolos Históricos
9. Uniforme de gala
10. Cinto do desbravador
11. Lenço do Desbravador
12. Prendedor de lenço
13. Boné, boina ou bibico
Teve um sermão feito por uma integrante do Clube Albatroz da Monte Belo de Gravatal RS. Qual o nome dela seria Elisiani Fuckner?
ResponderExcluirParticipei, tinha 11para12anos Unidade Manguinhos-RJ.
ResponderExcluirBoa taaardeeeee. Participei do I Campori Sul-Americano em Foz do Iguaçu. Na ocasião como Conselheiro no Clube de Desbravadores Queimados - RJ, Diretor Adilson Pereira da Silva. Fomos em 03 ônibus da Bel Tour Turismo representando o Rio de Janeiro. Nos ônibus alguns Clubes, além de Queimados estavam conosco Botafogo (Robson Amorim), Nova Iguaçu (Cipriano), Manguinhos (Gilberto)...Ainda tenho o meu crachá. Ao retornar, um dos ônibus quebrou no Paraná e ficamos por muitas horas em Curitiba. Também tivemos um surto de conjuntivite e colocávamos suco de limão nos olhos - cada coisa, rsrsrsrsr. Hoje, Músico Militar na Reserva, sou instrutor da Fanfarra do Clube Nascente de Antares da IASD Central de Boa Vista em Roraima. A Deus toda a honra e toda a glória.
ResponderExcluir