sexta-feira, 3 de novembro de 2017

I Campori Sul-americano 1983




O Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana "Da Natureza ao Criador" ocorreu de 28 de Dezembro a 4 de Janeiro de 1984 em Foz do Iguaçu, Brasil. 





Sob a direção do pastor Cláudio Belz, responsável pelos desbravadores em toda a América do Sul, mais de 4 mil desbravadores de Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile estiveram presentes nesse Campori, realizando atividades como desfiles e apresentações na cidade. 



Na área de acampamento as atividades eram muito espirituais, sendo realizados vários batismos na piscina do CATRE recém-inaugurada.






Fotos: Museu Sulamericano dos Desbravadores







Essas experiências, produzidas em nossos primeiros camporis, deram início a dezenas de outras que se seguiram diante do crescimento dos Clubes, até que o fim dessa fase pioneira ocorreu com o amadurecimento do programa ao ser celebrado o I Campori da Divisão Sul-Americana, organizado pelo Pr. Cláudio Belz, em Foz do Iguaçu, PR, Brasil, entre os dias 28 de dezembro de 1983 e 4 de janeiro de 1984.





Confira como foi o I Campori Sul-americano, realizado em Foz do Iguaçu em 1983. 
Fonte: Canal Mundo DBV do Youtube




Confira algumas velharias disponíveis no site:

1. História dos Desbravadores no mundo
2. História das Especialidades
3. História dos Manuais para líderes
4. História das Classes Regulares (Progressivas)
5. História dos Camporis da Divisão Sul-americana
6. História dos Camporis da União Central Brasileira
7. Hino do Desbravador em 5 línguas e partitura
8. Símbolos Históricos
9. Uniforme de gala
10. Cinto do desbravador
11. Lenço do Desbravador
12. Prendedor de lenço
13. Boné, boina ou bibico


3 comentários:

  1. Teve um sermão feito por uma integrante do Clube Albatroz da Monte Belo de Gravatal RS. Qual o nome dela seria Elisiani Fuckner?

    ResponderExcluir
  2. Participei, tinha 11para12anos Unidade Manguinhos-RJ.

    ResponderExcluir
  3. Boa taaardeeeee. Participei do I Campori Sul-Americano em Foz do Iguaçu. Na ocasião como Conselheiro no Clube de Desbravadores Queimados - RJ, Diretor Adilson Pereira da Silva. Fomos em 03 ônibus da Bel Tour Turismo representando o Rio de Janeiro. Nos ônibus alguns Clubes, além de Queimados estavam conosco Botafogo (Robson Amorim), Nova Iguaçu (Cipriano), Manguinhos (Gilberto)...Ainda tenho o meu crachá. Ao retornar, um dos ônibus quebrou no Paraná e ficamos por muitas horas em Curitiba. Também tivemos um surto de conjuntivite e colocávamos suco de limão nos olhos - cada coisa, rsrsrsrsr. Hoje, Músico Militar na Reserva, sou instrutor da Fanfarra do Clube Nascente de Antares da IASD Central de Boa Vista em Roraima. A Deus toda a honra e toda a glória.

    ResponderExcluir